segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Cálculo vesical

  O Exame ultrasonográfico é o mais indicado para identificação de cálculos, independentemente do "TIPO" da composição e dimensão. Eles são detectados por uma imagem hiperecogênica de formato variado, oval, triangular, de contornos lisos e irregulares, produtores de sombra acústica.

 (relato de caso - 1) Realizei um exame ultrassonográfico de um cão da raça Bichon Frisè, fêmea, o proprietário relatou que o animal não estava urinando, durante o exame foi constatado que a bexiga urinária estava acentuadamente repleta com a presença de imagens hiperecogênicas produtoras de sombra acústica, notou-se também pontos ecogênicos em suspensão (cristais\ celularidade). Foi realizada um cirurgia para retirada dos cálculos.

  Presença de vários cálculos aglomerados produtores de sombra acústica, um medindo aproximadamente 0,97cm X 0,97cm.

Cálculos vesicais. (foto: Caroline Avril)


(Relato de caso - 2) Cocker Spaniel 12 anos, apresentava incontinência urinária, feridas por assaduras ao redor do pênis. No exame ultrassonográfico foi constatado um cálculo vésical com grandes dimensões medindo aproximadamente 4,96 cm de comprimento e espessamento de parede da bexiga medindo aprox.0,5 cm de espessura ( 0,2 cm = dimensão normal da parede)  e presença de um cálculo em pelve renal direita e esquerda.

(Cálculo vesical medindo aprox. 4,96 cm).

( Espessamento de parede da bexiga, medindo aproximadamente 0,5 cm). 

(Rim Direito, presença de imagem hiperecogênica com contornos arredondados produtora de sombra acústica em pelve renal, Pelve renal dilatada).

Um comentário: