segunda-feira, 25 de outubro de 2010

PKD - Doença Renal Policistica. " GATO PERSA"

Doença genética que afeta mais comumente gatos Persas e aparentados ou gatos SRD de pêlos longos em geral.

A PKD é herdada como um traço dominante autossômico, ou seja, não está ligada ao sexo e é transmitida de pais para filhos sem intervalos de gerações.
A doença pode ser uni ou bilateralmente, sendo que a presença de cistos em somente um rim não caracteriza a doença.

Os gatos acometidos de policistos podem morrer de insuficiência renal crônica, pois altera as vis críticas da tubulogênese normal do rim.

Os gatos positivos para a doença não devem se reproduzir e precisam ser castrados para que se evite a transmissão para os futuros filhotes, evitando-se assim que a doença se perpetue na espécie causando grande sofrimento ao animal e seu dono.


Um gato PKD+ se cruzar com uma fêmea PKD-, seus filhotes terão 50% de probabilidade de serem positivos.
O gato Persa atingido por PKD deve ser considerado como sendo portador de uma doença hereditária, progressiva e letal.





(A)


(B)

 (A e B : Gato Persa, macho, 8 anos. Rim esquerdo e direito com dimensões aumentadas com contornos irregulares graças a presença de multiplos cistos de dimensões variadas).


(C)

(D)

( C e D: Gato Persa, fêmea, 6 anos. Ambos os rins com dimensões aumentadas, com contornos irregulares arquitetura desorganizada, presença de multiplos cistos distribuidos pelo parênquima).




sábado, 23 de outubro de 2010

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Corpo Estranho

     Corpos estranhos gastrointestinais são muito frequentes em cães e gatos, os exames ultrassonográficos e radiográficos são exames de grande importância para o diagnóstico.
     A identificação no exame ultrassonográfico vai  depender do tipo de objeto, forma, propriedades  e acúmulo de fluído e gás. Alguns objetos não permitem a propagação da onda sonora, sendo visibilizado com contornos de interface brilhantes com acentuada sombra acústica, corpos estranhos lineares podem ser visibilizados como uma linha hiperecogênica intraluminal podendo ou não produzir sombra acústica, alças intestinais podem apresentar-se pregueadas ou dilatadas por conteúdo fluido tornando-se dificil de avaliar a arquitetura da parede.


 Foi realizado um exame ultrassonográfico em uma cadela de raça Golden retriver de 4 anos de idade, o animal apresentava-se apático o proprietário relatou falta de apetite, foi diagnósticado no exame ultrassonográfico alças intestinais dilatada por conteúdo líquido e presença de imagem hiperecogênica intraluminal,  em alguns segmentos notou-se presença sombra acústica e paredes ligeiramente pregueadas. Foi  realizada uma laparotomia exploratória e constatou-se a presença de uma meia calça inteira e um pequeno pedaço de plástico.


Cálculo vesical

  O Exame ultrasonográfico é o mais indicado para identificação de cálculos, independentemente do "TIPO" da composição e dimensão. Eles são detectados por uma imagem hiperecogênica de formato variado, oval, triangular, de contornos lisos e irregulares, produtores de sombra acústica.

 (relato de caso - 1) Realizei um exame ultrassonográfico de um cão da raça Bichon Frisè, fêmea, o proprietário relatou que o animal não estava urinando, durante o exame foi constatado que a bexiga urinária estava acentuadamente repleta com a presença de imagens hiperecogênicas produtoras de sombra acústica, notou-se também pontos ecogênicos em suspensão (cristais\ celularidade). Foi realizada um cirurgia para retirada dos cálculos.

  Presença de vários cálculos aglomerados produtores de sombra acústica, um medindo aproximadamente 0,97cm X 0,97cm.

Cálculos vesicais. (foto: Caroline Avril)


(Relato de caso - 2) Cocker Spaniel 12 anos, apresentava incontinência urinária, feridas por assaduras ao redor do pênis. No exame ultrassonográfico foi constatado um cálculo vésical com grandes dimensões medindo aproximadamente 4,96 cm de comprimento e espessamento de parede da bexiga medindo aprox.0,5 cm de espessura ( 0,2 cm = dimensão normal da parede)  e presença de um cálculo em pelve renal direita e esquerda.

(Cálculo vesical medindo aprox. 4,96 cm).

( Espessamento de parede da bexiga, medindo aproximadamente 0,5 cm). 

(Rim Direito, presença de imagem hiperecogênica com contornos arredondados produtora de sombra acústica em pelve renal, Pelve renal dilatada).

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Hidropsia Fetal "Anasarca"

  Edema, acúmulo anormal de líquido no espaço extracelular, fluido seroso em vários orgãos cavitários e tecido do corpo. Pode acometer um filhote ou a ninhada inteira e dificilmente nascem naturalmente, devido as dimensões do filhote bloqueando a passagem dos filhotes na hora do nascimento. O aspecto do animal é de um balão inflado, Durante a gestação o feto é oxigenado e nutrido através da placenta e cordão umbilical, após o nascimento o animal  vem a óbito asfixiado por compressão do líquido.

Raças mais acometidas, o Bulldog e os das raças braquicefálicas como o Boston Terriers, Bulldog Inglês, Bulldog Francês, Shar Pei, Bullmastiff, Basset Hound, Chow Chow, Fox Terrier (pêlo duro), Pugs, também podem ocorrer em cães híbridos, e cães com pedigree como o Borzoi, Maltês, Labrador, Schnauzers, Bichon Frise, Chihuahuas, Pastor Alemão, Sheepdog, Poodle, Dogue Alemão, Pointer Alemão e em lobos de vida livre e cativeiro.

Realizei um exame ultrassonogárafico para diagnóstico de gestação em uma cadela Yorkshire de 1 ano e 4 meses, foi diagnosticado prenhez positiva pela presença de 3 vesiculas gestacionais com fetos viáveis comprovados pelo tremular da atividade cardíaca, foi estimada idade gestacional  entorno de 25 dias,  aos 55 dias de gestação  o veterinário solicitou  um novo exame, o proprietario relatou que o animal estava físicamente bem, durante o exame pude constatar que um dos fetos apresentava efusão pleural e edema subcutâneo, os outros dois fetos apresentavam-se normais, aos 57 dias de gestação o feto que apresentava efusão pleural e discreta quantidade de líquido na cavidade abdominal. Foi realizada uma cesárea  o filhote anormal  tinha o corpo todo edemaciado com dimensões muito maiores que os outros dois filhotes,  foram feitas as  manobras reanimação neonatal, o filhote com edema generalizado expeliu um liquido transparente e viscoso pelas narinas enquanto os filhotes que não apresentavam alterações expeliram um liquido transparente e fluido. Infelizmente este  filhote anormal veio a óbito e um casal  filhotes sobreviveu.

  (Imagem 1). Presença de 3 vesículas gestacionais, aos 25 dias de gestação.


(Imagem 2). Presença de conteúdo anecogênico (líquido) no tórax e subcutâneo do feto.


(Imagem - 3 ) Feto normal.


(Imagem - 4). Feto com edema generalizado e presença de petéquias em região inguinal.


(Imagem- 5). Comparação das dimensões do filhote com hidropsia em relação aos irmãos.  


(Imagem- 6). Mãe e filhotes.